Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/RN recomenda adequação da carga horária dos professores da UFRN

    O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) recomendou ao Consepe/UFRN (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte) a anulação do artigo 3º, I e II, do anexo I da resolução 250/2009, que estipula a carga horária mínima de 240 horas-aula anuais aos professores da instituição.

    A recomendação considera que tal artigo fere a norma legal, prevista no artigo 57 da Lei 9.394/96, que define que “nas instituições públicas de ensino superior, o professor ficará obrigado ao mínimo de oito horas semanais de aulas”. Nesse sentido, o professor de ensino superior deve cumprir o mínimo de 320 horas-aula anuais e não 240 como previsto na resolução do Consepe.

    O MPF/RN pondera que a UFRN e seus servidores, como integrantes da administração pública, devem obediência ao princípio da legalidade, e por isso recomenda que seja dada nova redação ao artigo 3º, I e II, do anexo I da resolução 250/2009, para adequá-la à Lei 9.394/96, que fixa a carga horária mínima de oito horas semanais de aula e de duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo.

    • Publicações932
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações58
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-rn-recomenda-adequacao-da-carga-horaria-dos-professores-da-ufrn/100126484

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)